Com muita música e roda de capoeira, os moradores do bairro da Liberdade, em Salvador, comemoraram na segunda (22) a restauração do seu centro social urbano. Sem passar por reforma há 13 anos, o espaço foi totalmente recuperado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o que vai possibilitar a ampliação de atividades e conforto para os usuários. A solenidade de reinauguração contou com a apresentação de corais e grupos de capoeira.

Moradora do bairro desde a infância, a aposentada Diva de Araújo aprovou as obras. “Participo de oficinas de artesanato, costura e bordado. Agora, teremos mais lazer e espaço amplo e ventilado para essas atividades”, afirmou.

Raquel Brito, quase 50 anos morando próximo ao CSU, ressaltou a importância do equipamento como espaço de integração comunitária. “Com essa reforma, a população vai se envolver mais nas ações. A comunidade é pobre e não tem como ir para outros locais e participar de cursos”, explicou.

O centro social urbano oferece oficinas de arte, cursos de informática e de idiomas, além de serviços de orientação jurídica, do Conselho Tutelar, entre outros. Vários projetos de inserção da população no mercado de trabalho também são desenvolvidos.

Somente este ano, cerca de 400 pessoas participaram de cursos de capacitação profissional. Com a reforma, uma sala para pré-vestibular foi construída – o início das aulas está previsto para março.

Lavanderias comunitárias e creches

“Além dos centros sociais urbanos, o governo da Bahia está recuperando as lavanderias comunitárias e outros espaços importantes para a população. Somente no ano passado, 46 creches foram reformadas em apenas seis meses. Estamos trabalhando para revitalizar esses equipamentos, que, de fato, pertencem às comunidades”, explicou o secretário da Sedes, Valmir Assunção.

No CSU da Liberdade foram investidos cerca de R$ 400 mil. As obras incluíram troca de telhado, portas e janelas, piso, instalações hidráulica e elétrica, além de pintura e construção de quadra poliesportiva.

Também estão sendo reformadas as unidades dos bairros de Cosme de Farias, Mussurunga, Narandiba e Vasco da Gama e o CSU de Feira de Santana. Já os CSUs de Castelo Branco, Pernambués e Nordeste de Amaralina passam por intervenções, por conta do projeto Jogos da Cidadania, que será executado em breve, em parceria com o Instituto Ronaldinho Gaúcho.