No dia 10 deste mês, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) encerrou o processo de auditoria que culminou com a recomendação da certificação da Superintendência Municipal de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) pela norma ISO 9001:2000. A recomendação é referente à certificação de qualidade no atendimento ao público e emissão do Termo de Viabilidade de Localização (TVL).

Essa auditoria encerrou o ciclo de avaliação iniciado em julho deste ano, onde foram registradas 14 não-conformidades. Em razão da necessidade de realizar ações corretivas para sanar as causas dos desvios, foi necessário agendar uma auditoria extraordinária, denominada follow-up, que fez a avaliação restrita das não-conformidades registradas na primeira auditoria.

Essa avaliação, realizada nos dias 9 e 10 deste mês, foi pautada em evidências objetivas do cumprimento dos planos de melhoria propostos e executada por uma equipe auditora do Ibametro. Nessa etapa, a Sucom passou por todas as auditorias do instituto e vai poder renovar seu certificado de qualidade.

Para receber o certificado do Sistema de Gestão do Ibametro, autarquia do governo da Bahia e organismo certificador de sistemas reconhecido pelo Inmetro, a empresa tem que se adequar a todos os padrões de qualidade exigidos.

O processo de certificação, realizado pelo instituto baiano, envolve várias etapas e está balizado em requisitos de qualidade baseados nas normas ISO 9001 (sistema de gestão), ISO 14001 (gestão ambiental) e OHSAS 18001 (saúde e segurança ocupacional). Essas normas são implementadas nas empresas fornecedoras por consultores especializados.

O primeiro passo é aderir ao projeto de certificação do Ibametro. Após entrar no processo, as empresas passam por uma capacitação profissional para se adequar aos requisitos qualitativos. A etapa seguinte é uma pré-auditoria, quando os técnicos analisam as mudanças internas feitas pela capacitação e promovem o enquadramento da empresa ao processo. Por fim, os técnicos realizam as auditorias finais para avaliar se a empresa se adequou aos parâmetros de qualidade do programa.

Caso todas as etapas sejam aprovadas, a empresa recebe o certificado de qualidade nos requisitos relacionados às práticas de gestão empresarial, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente e responsabilidade social/empresarial.