As ações do Estado para ampliar a oferta de vagas do ensino profissionalizante na Bahia ganham destaque no programa de rádio Conversa com o Governador desta semana. Jaques Wagner também fala da entrega do selo Unicef aos municípios do semi-árido premiados pelo desempenho na aplicação de políticas políticas para o desenvolvimento da juventude e do encontro que acontece em Recife com os governadores do Nordeste debatendo propostas para a reforma do Sistema Tributário Nacional.

O programa está disponível na página de comunicação do governo (www.comunicacao.ba.gov.br/conversa) e no telefone gratuito 0800-071-7328. O conteúdo é disponibilizado gratuitamente e reproduzido pelos principais veículos de comunicação do estado.

“Tínhamos 4 mil vagas de ensino profissionalizante; hoje, nós já temos 15 mil. Eram 23 municípios atendidos; hoje já são 38”, revela o governador ao lembrar da inauguração da sede estadual do serviço e da pretensão de levar a iniciativa para todos os territórios. A unidade vai ser inauguada na quarta-feira(3), com funcionamento do antigo prédio da Petrobrás, em Água de Meninos, Cidade Baixa. A Bahia que não realizava concursos para o ensino profissionalizante havia 16 anos, abriu edital para contratar 750 professores e 250 técnicos. Outros 680 outros profissionais serão chamados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Sobre a reforma tributária, Wagner aposta num modelo que garanta o desenvolvimento regional – principalmente do Nordeste, simplifique a arrecadação, diminua as desigualdades, combata a sonegação e evite a guerra fiscal. “Não vamos aceitar perdas para o estado da Bahia, para o povo da Bahia”, defende. As posições serão apresentadas no Fórum de Governadores do Nordeste, que acontece nesta terça-feira (02) em Recife, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A avaliação feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para medir os resultados alcançados pelos municípios do semi-árido na aplicação de políticas políticas de desenvolvimento da juventude, foi elogiada pelo governador. O selo que reconhece o esforço de 33 cidades baianas será entregue na próxima quarta-feira, em seolenidade no Fiesta Convention Center, bairro da Pituba, em Salvador. “Nós aderimos logo começo de 2007, quando eu cheguei ao governo. E estamos trabalhando para que mais municíos recebam este selo”, conclui.