A edição desta terça-feira(9) do programa de rádio Conversa com o Governador destaca as ações do Estado para melhorar a qualidade de vida da população da cidade de Vitória da Conquista com a internação domiciliar e as intervenções em estradas e vias urbanas. Investimentos como a implantação do novo Sistema Viário do Aeroporto de Salvador, a realização de quatro eventos internacionais na semana que vem e o anúncio da criação do curso de medicina da Universidade do Sudoeste da Bahia(Uesb) são os outros assuntos detalhados pelo governador Jaques Wagner.

O programa está disponível na página do endereço eletrônico do governo da Bahia http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela rádio Educadora FM 97,5 Mhz e outras esmissoras do estado.

Jaques Wagner fala da visita à Vitória da Conquista e da agenda de inaugurações no município. Os moradores estão sendo beneficiados com a duplicação da Avenida Olívia Flores e outras ações de melhoria da infra-estrutura urbana. Mas é um programa na área da saúde que chama a atenção do governador: o internação domiciliar. Wagner viu de perto a assistência prestada ao aposentado Izaurino Alves Silva, de 91 anos de idade, que recebe, regularmente, a visita de uma equipe médica do programa que atende na casa do paciente. "Tive o prazer de verificar que, realmente, este programa vai salvar vidas", ressalta ao constatar a qualidade do serviço oferecido ao aposentado.

Pioneiro no país, o programa é destinado ao paciente cujo quadro clínico exija cuidados e tecnologias acima dos oferecidos pela modalidade ambulatorial, mas que possa ser mantido em sua residência, por equipe de saúde especializada. Os objetivos são evitar a hospitalização, reduzir taxas de re-internações, minimizar riscos de infecção hospitalar e humanizar o atendimento realizado por equipe interdisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e motoristas.

O governador aproveita a entrevista para reafirmar a importância do novo Sistema Viário do Aeroporto de Salvador, que ganhou o nome de 2 de Julho. "Uma homenagem aos heróis da independência da Bahia", enfatiza. As obras estão praticamente concluídas e o sistema, que já opera parcialmente, será inaugurado na segunda-feira da próxima semana com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foram construídos viadutos e outros acessos que facilitam o trânsito no entorno do terminal e evitam congestionamentos na interligação da região metropolitana, garantindo o bom fluxo de veículos em direção ao aeroporto, ao Centro Industrial de Aratu (CIA) e à Linha Verde, com o fim de cruzamentos e sinaleiras. As obras, iniciadas em dezembro do ano passado, receberam investimentos de R$ 29 milhões, entre recursos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e contrapartida do governo estadual.

A realização de eventos internacionais em Costa do Sauípe, município de Mata de São João, e em Salvador também é lembrada pelo governador, para quem a vinda do debate "mostra o prestígio da Bahia, da nossa capital, porque será uma reunião para discutir o futuro desta união América Latina e Caribe". Entre as quatro agendas sediadas em solo baiano na semana que vem, a mais importante é a Cúpula da América Latina e do Caribe(CALC), que reúne 33 chefes de estado da região para discussões sobre políticas de integração e desenvolvimento.