Para os críticos de cinema das primeiras décadas do século 20, o nome de Cecil B. DeMille nos créditos era mais importante que o dos astros. Foi o pioneiro de filmes épicos, inclusive entre os de Hollywood, estabelecendo astros e preferências.

Como diretor, foi co-fundador da empresa que se tornou a Paramount. Um contador de histórias, que combinava perspicácia, sentimentalismo, vulgaridade e poder em doses iguais.

O público de Salvador terá a oportunidade de conhecer duas obras raras deste importante homem de cinema – Sinal da Cruz (1932), e Mulheres e Homens (1934), que ficam em cartaz desta sexta-feira (19) a 28 deste mês (exceto no recesso natalino, dias 24 e 25), fechando a programação de 2008 da Sala Alexandre Robatto. Os horários são 15 e 20h e às 17h30, respectivamente.

A julgar por suas origens, Cecil B. DeMille (1881-1959) estava destinado a fazer carreira no mundo das artes e espetáculos. Seus pais, Henry Churchil e Beatrice DeMille, eram autores de peças teatrais e devem ter exercido uma grande influência sobre o filho – que, muito jovem, inscreveu-se na Academia de Artes Dramáticas de Nova York.

Embora tenha trabalhado 20 anos como ator, DeMille deu-se melhor como diretor e produtor. Em vez de investir em grandes nomes, ele sempre deu preferência aos aspectos de produção em seus filmes.

Em sua cartilha, o espetáculo valia muito mais do que uma boa interpretação. Ele produziu mais de 60 filmes em diversos gêneros, embora o seu nome esteja tradicionalmente associado às aventuras de caráter épico, como Rei dos Reis (1927) e Os Dez Mandamentos (1956).

O aspecto mais curioso sobre DeMille, além de sua óbvia importância para a evolução do cinema de entretenimento, é que o diretor, assim como Walt Disney, foi um dos poucos criadores norte-americanos que escaparam da “caça às bruxas” em Hollywood, promovida pelo macarthismo.

Aos olhos da extrema direita, DeMille, com seus épicos pretensamente religiosos, estava prestando um favor às famílias norte-americanas, ainda que seus filmes fossem recheados de cenas violentas e mulheres seminuas.