A Universidade Aberta do Médio Rio de Contas, com 83 pontos de 100 possíveis, foi o primeiro colocado da lista dos 26 projetos selecionados pelo Edital Territórios Culturais, que será divulgada nesta quarta-feira (03), no Diário Oficial do Estado. O projeto contempla ações nas áreas de cultura, educação e meio ambiente, com realização de oficinas e cursos para a transmissão de conhecimento de cultura popular, tradição oral e diversidade cultural.

Em segundo lugar, com 83 pontos, o projeto Caravana Raso da Catarina, do território Itaparica, no Norte do estado, contempla oficinas e capacitação em teatro, música, cultura popular, cinema e vídeo. Em terceiro, com 82 pontos, ficou o projeto Forteatro Sul, de formação em teatro e cidadania do Território Litoral Sul.

Serão investidos R$ 7,8 milhões. Cada um dos projetos aprovados vai receber R$ 300 mil que deverão ser aplicados em um ano pelas instituições proponentes. Os responsáveis pelos projetos se reunirão quinta e sexta-feira da próxima semana (11 e 12) com técnicos da Secult para a preparação do termo de conveniamento.

“De um modo geral, os projetos contemplam boas idéias, atendem aos princípios de democratização e descentralização da cultura. A nossa expectativa é que proporcionem uma nova dinâmica cultural nos territórios contemplados", avalia a superintendente de Cultura da Secult, Ângela Andrade.

Para a diretora de Projetos Especiais para o Desenvolvimento da Cultura, Maria Lúcia de Carvalho, o edital é mais uma ação prática resultante da 2ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2007. “A proposição de ações de cultura, educação e meio ambiente, por exemplo, evidenciam ações estruturantes da cultura”, afirma.

Os projetos resultarão em ações promovidas por 26 instituições, com diversas naturezas e finalidades. O conjunto dos selecionados resultaram num painel variado, em três vertentes: gestão cultural, culturas populares e expressões artísticas. Os contemplados abrangem desde organizações comunitárias, como o Grupo de Economia Popular de Vitória da Conquista, até instituições como a Filarmônica Capitania dos Ilhéus, a Associação Grão de Luz (Chapada), a Associação de Capoeira Kilombos (Extremo Sul) e a Fundação Movimento Ondazul, no Agreste de Alagoinhas, no Litoral Norte.

O Edital Território Cultural, realizado com recursos do Fundo de Cultura, tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural de forma descentralizada, em modelos que estimulem a sustentabilidade das ações de desenvolvimento nos Territórios de Identidade. Os projetos vencedores vão integrar ao plano de desenvolvimento territorial da cultura.