Secretários e dirigentes de Cultura da América Latina estarão reunidos nesta sexta-feira (12) e sábado (13), no Palacete das Artes – Rodin Bahia, no I Encontro de Dirigentes Subnacionais de Cultura dos Países da América do Sul. O encontro terá como resultado a Carta de Salvador, com propostas para fortalecimento do Mercosul Cultural.

“A integração do bloco sul-americano favoreceu o intercâmbio político e econômico em detrimento do intercâmbio cultural”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), professor Albino Rubim, mediador de mesa-redonda sobre o papel dos entes subnacionais no Parlamento do Mercosul, que abre, sexta-feira, às 14h30, o encontro.

O objetivo é debater o papel dos estados, municípios, províncias e departamentos no processo integração dos países, com elaboração de propostas para dinamizar essa interação e construir uma agenda comum de cooperação cultural descentralizada. A realização do encontro em Salvador é um marco na discussão sobre políticas públicas para a cultura no âmbito dos estados e províncias dos países do subcontinente.

Ao final do evento, sábado, às 18h, será elaborada a Carta de Salvador, que apresentará propostas de ações concretas, a ser entregue aos governadores, prefeitos, alcaides e representantes de governos subnacionais que participam, no dia 15 de dezembro, do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), em Costa do Sauípe.

Secretaria é protagonista em acordos regionais

Visando inserir a Bahia nos fluxos mais amplos de intercâmbio e cooperação, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) vem ampliando as parcerias bilaterais e multilaterais. Nesse sentido, a cooperação bilateral com a Argentina, e em especial com as províncias de Tucumán – terra natal de Mercedes Sosa – e de Buenos Aires, têm sido bons exemplos de como o Mercosul Cultural pode ser mais eficiente quando trata de acordos subnacionais.

A Secult estabeleceu contatos com os dirigentes culturais da região autônoma da Argentina, enviando para lá artistas baianos como o grupo Corte e recebendo na Bahia, artistas tucumanos como o cineasta Patrício Garcia e a artista visual Rosalva Mirabella, durante o Ciclo de Cinema Argentino realizado na Sala Walter da Silveira. “Essas iniciativas permitem potencializar o processo de integração da Bahia com o Mercosul. O conhecimento mútuo entre as culturas e identidades dos dois territórios ajuda a fortalecer não só as estruturas de cooperação e integração, como também as relações bilaterais entre seus membros”, argumenta Monique Badaró, assessora de Relações Internacionais da Secult.

O projeto Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), lançado em setembro de 2007, é outro exemplo de integração regional. Inspirado em modelo adotado na Venezuela, o Neojibá é um projeto de integração social através da música, que visa promover o desenvolvimento social e oferecer a crianças e jovens noções de responsabilidade, trabalho em equipe, respeito e cidadania.

O Neojibá: O Neojibá é um projeto inspirado no Fesnojiv (Sistema Nacional das Orquestras e Coros Juvenis e Infantis) da Venezuela, com o propósito de tornar a prática orquestral uma atividade fundamental na construção da cidadania e na formação ética e cultural de crianças e jovens. Jovens de Salvador foram estudar na Venezuela e trouxeram metodologia para ensinar música aos novos talentos da Bahia.

A Bahia assinou um Protocolo de Intenções com a Província de Tucumán, visando o intercâmbio de artistas e experiências, conhecimentos e boas práticas em gestão cultural. Artistas e representantes da Secult participaram de eventos culturais em Tucumán, a exemplo do evento literário Mayo das Letras e do Congresso Argentino de Cultura. De 12 a 17 de dezembro, a Sala Walter da Silveira realiza mostra do cinema de Tucumán na Bahia, durante o Ciclo de Cinema Argentino.

Está em curso a elaboração de acordo de cooperação com a cidade de Bueno Aires para realização de temporadas culturais da Bahia na capital portenha e de Buenos Aires na Bahia, bem como para intercâmbio de conhecimento na área de engenharia do espetáculo. Além da articulação de projeto de cooperação técnica entre o Teatro Castro Alves e o Complexo Teatral de San Martin, em Buenos Aires.