Os virtuosos guitarristas Stanley Jordan (EUA) e Armandinho dividem o palco com a Orkestra Rumpilezz em um encontro inédito nesta terça-feira (9), no largo Tereza Batista – Pelourinho, às 21h. O público confere de graça.

O encontro, promovido pela Falcão Produções em parceria com as Secretarias de Cultura e do Turismo do Estado e a Bahiatursa, apresenta para o público baiano verdadeiros ícones da música, conhecidos mundialmente pelo pionerismo e ousadas técnicas de guitarra.

A Orkestra Rumpilezz, que já vinha lotando a Tereza Batista com apresentações todas às terças-feiras, será a anfitriã da noite especial. O encontro promete muitas surpresas para o público. "Stanley vai fazer um número solo, além de uma música dos Beatles com Armandinho e outra com a Rumpilezz. Armando também deve apresentar um número com a orquestra. O resto é surpresa", adianta o produtor, João Falcão.

O evento aproveita a passagem por terras baianas do guitarrista americano, que tocou no Festival de Jazz da Praia do Forte. “A idéia é fazer um encontro especial com grandes artistas baianos no Pelourinho. A história e a herança cultural africana do Centro Histórico são especiais para Jordan, que também é negro”, conta Falcão.

Stanley Jordan toca com uma profundidade incomum de sentimento. Em uma nova fase no Brasil, o precursor da chamada touch technique (técnica em que usa apenas o braço da guitarra) tem feito seguidas turnês para lançar o seu novo álbum “State of Nature”. No Brasil vem interpretando clássicos da música brasileira e da bossa nova, além dos standards do jazz e de músicas próprias.

"Parte da razão porque fiz este álbum foram as revelações que tive em minha viagem, tentando tornar-me uma pessoa melhor. A outra razão é que descobri algumas informações sobre questões ambientais perturbadoras, como o aquecimento global, a degradação do nosso planeta e o papel do homem na natureza”, explica Stanley, sobre o seu novo trabalho.

O encontro de Stanley e Armandinho, famoso pela execução primorosa da guitarra baiana, criada pelo seu pai – Osmar Macedo, já tem criado expectativas, inclusive, na anfitriã Rumpilezz. “Estamos com uma expectativa muito boa para esta terça. Apesar de a nossa orquestra não ter instrumentos de harmonia, o Armandinho já é de casa. Ele desenvolveu uma maneira muito pessoal para tocar com a Rumpilezz. Acho que será uma grande noite”, afirma o maestro Letieres Leite.

Além das participações especiais, a Orkestra apresenta sua mistura fina de percussão e jazz e apresenta uma nova composição, intitulada “Das Arábias”, em homenagem ao povo Malê. Na mesma noite, Letieres comemora entre os amigos músicos o seu aniversário, realizado na segunda (8).

Serviço
O quê: Stanley Jordan (EUA), Armandinho e Orkestra Rumpilezz
Quando: terça, 9 de dezembro, às 21h
Onde: Largo Tereza Batista – Pelourinho.
Quanto: Gratuito