O projeto Portas Abertas para as Artes Visuais 2008 dá continuidade à sua programação, oferecendo exposições gratuitas na capital e no interior do Estado. Realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), a iniciativa traz uma mostra em Salvador e duas no interior.

O objetivo do projeto, em sua segunda edição, é dinamizar as artes visuais baianas, democratizando o acesso da população a esta linguagem artística. Além disso, a iniciativa evidencia o investimento desta atual gestão na política de editais, contemplando exposições através da seleção pública de propostas. Até março de 2009, serão expostos 24 projetos – 10 na capital e 14 no interior – nas modalidades escultura, fotografia, instalação, pintura, entre outras.

Capital

• Labirintos para o olhar
Uma instalação com o mínimo de elementos: pedaços de elásticos vermelhos e uma cadeira de praia, que formam um labirinto de paredes no qual o espectador também é parte da obra. Assim é a exposição do artista Almandrade, em cartaz na Galeria do Conselho até o dia 04/01/09, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30.

Interior

• Casulos
Exposição do artista Baldomiro, marca o lançamento do catálogo do artista. De 18/12 a 18/01/09, no Centro de Cultura Amélio Amorim, Feira de Santana, de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 14 às 18h.

• Corporeidades
De Joelma Félix Brandão, a mostra permanece aberta ao público até 5 de janeiro, na galeria do Centro de Cultura Olívia Barradas, Valença, de segunda a domingo, das 9 às 21h. Quem visitar a exposição encontrará 15 telas de 40x40cm, nas técnicas acrílica sobre tela e mista, que convidam a uma reflexão sobre a própria obra e sobre os direcionamentos da arte na Bahia.