Em comemoração aos 120 anos de nascimento de Friedrich Wilhelm Murnau (1888- 1931), a Sala Alexandre Robatto exibe desta sexta-feira (12) até o dia 18, com entrada gratuita, três dos mais importantes filmes do cineasta alemão.

É uma rara chance de rever ou descobrir aclamadas obras-primas do mestre expressionista: A Última Gargalhada (1924), filme marcado pela antológica atuação de Emil Jannings; Tartufo (1925), inspirado no texto homônimo de Molière, e Aurora (1927), filme de estréia de Murnau em Hollywood.

Ao longo de sua carreira, Murnau se revelou um diretor versátil. Criou desde filmes de terror, como Nosferatu (1922), baseado no romance Drácula, de Bram Stoker, até melodramas realistas, como A Última Gargalhada (1924), e adaptações de clássicos como Fausto (1926), da obra de Goethe.

Ele retratou a crise dos anos anteriores ao nazismo na Alemanha e foi precursor da escola do kammerspiel – cinema de caráter psicológico, filmado com câmera intimista, de modo a captar de perto os sentimentos dos personagens.