Representantes dos governos federal, estadual e municipal, das universidades, e de organizações sociais estarão reunidos nesta sexta-feira (12), às 8h30, no auditório do Conselho Estadual de Cultura, para apresentar a síntese das propostas apresentadas no II Encontro das Câmaras Temáticas do Plano de Reabilitação do Centro Antigo.

Entre as propostas já publicadas ao longo dos dez dias de trabalho, no blog http://centroantigo.blogspot.com, estão a criação de um centro de convenções no Pelourinho e de uma linha de transporte público ligando a Praça da Sé ao Santo Antônio Além do Carmo, além da requalificação das pedras portuguesas do passeio do Centro Antigo de Salvador.

Estarão presentes no evento de encerramento, os participantes das quatro Câmaras Temáticas, o secretário de cultura, Márcio Meirelles, a coordenadora do Escritório de Referência, Beatriz Lima, e o consultor da Unesco, Léo Orellana.

O objetivo deste II Encontro foi apresentar um balanço das ações prioritárias, de 2008, do Plano de Reabilitação do Centro Antigo (iluminação pública e de monumentos, limpeza pública, segurança, controle da abordagem aos visitantes, comunicação, acessibilidade e mobilidade, cultura e articulações institucionais) e dar continuidade ao planejamento participativo, com a validação da estrutura de estudos e pesquisas que servirão de base para a construção do Plano.

Durante os dias das Câmaras Temáticas foram apresentados estudos sobre o perfil empresarial e dos moradores do Centro Antigo, do mapeamento ambiental do Centro Histórico e de dados da pesquisa sobre Emprego e Desemprego na região. Os participantes fizeram propostas para a solução de problemas apresentados.

Estrutura das Câmaras

Divididas em quatro eixos temáticos – cultura (educação, cultura, turismo e lazer), economia (planejamento, comércio, serviços, emprego e renda), sociedade (direitos humanos, segurança, cidadania e justiça) e infra-estrutura (habitação, infra-estrutura, mobilidade e meio ambiente), cada Câmara Temática é composta por 25 participantes.

Estes grupos são formados por representantes dos governos federal, estadual, municipal, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e das instituições de ensino, com objetivo de avaliar os produtos do Plano de Reabilitação do Centro Antigo e tornar sua construção a mais participativa possível.