Publicada dia 1º, às 19h

Atualizada dia 2, às 16h20

O município de Coração de Maria recebeu, antes mesmo da prefeitura local solicitar apoio do governo do Estado, uma equipe para avaliar a situação provocada pela chuva que castiga a região. Agora um estudo está sendo realizado para avaliar formas de amenizar o sofrimento da população. “Antes da prefeita vir nos procurar, o governador Jaques Wagner, já tinha solicitado o envio de uma equipe para lá, para analisar a situação e, desta forma, tomarmos as medidas cabíveis”, disse o secretário Valmir Assunção.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio Rodrigues, os danos causados pela chuva foram de ordem estrutural. “Felizmente a população não corre nenhum risco. O que teve foi muito destelhamento, a estação rodoviária, posto de saúde e prédio da prefeitura foram afetados. Mas, tudo isto não culminou com a população em risco”, completou Rodrigues.

Nesta segunda-feira (1º), a prefeita de Coração de Maria, Neuza Maria Souza dos Santos, esteve com o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, solicitando ajuda para o município que, sábado (29), enfrentou fortes chuvas, o que a levou a solicitar que o Estado decretasse estado de emergência.

Segundo a prefeita, por volta das 19h de sábado, ocorreu um pequeno tornado, que durou aproximadamente três minutos, o suficiente para destelhar parcialmente 70% das casas da cidade e destruir pelo menos 15 delas.

Neuza explica que as chuvas caíram por mais de 12 horas, faltou energia, queda de vários muros “e a população se apavorou”. Técnicos da Coordenação de Defesa Civil (Cordec) já estão no local avaliando os prejuízos.

Ela veio a Salvador solicitar ajuda ao secretário para limpar a cidade, que está coberta de lama, sendo necessário maquinário e caçambas específicas para esse trabalho. Diante do número de desabrigados – aproximadamente 300 pessoas -, também será solicitado socorro às Voluntárias Sociais da Bahia para conseguir donativos.

De acordo com a prefeita do município, o prédio da prefeitura também foi danificado, metade do telhado desabou, impedindo o atendimento da população na prefeitura e secretarias do município. “Até agora não houve nenhuma morte, mas muitas pessoas ficaram feridas, principalmente no momento do tornado, quando alguns muros foram derrubados pelo vento e a tempestade”, afirmou Neuza.