Mais de 200 pessoas lotaram o auditório do Colégio Modelo de Barreiras para participar da oficina do projeto Agenda 21 Bahia no território da Bacia do Rio Grande, nesta sexta-feira (12), durante todo o dia. O projeto, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), tem o objetivo de implantar, na primeira etapa, sete núcleos territoriais no interior do estado.

“A oficina do oeste foi um sucesso. O governo do estado começa a implantar, de forma participativa, o processo de Agendas 21 Locais provando que desenvolvimento e meio ambiente caminham juntos”, afirmou Edson Valadares, chefe de gabinete da Sedur.

Nessa primeira etapa, foi definido pela plenária que o município-sede do núcleo territorial do oeste baiano será São Desidério. Para o vereador eleito da cidade, Biraci Silvério Alves, a implantação do núcleo territorial será importante para colocar a questão ambiental na ordem do dia em São Desidério. “Um dos meus objetivos, chegando à câmara municipal, será colocar a comissão de meio ambiente para funcionar”, afirma Alves, presente ao encontro.

A coordenação do Projeto Agenda 21 Bahia esclareceu que a escolha de um município-sede não pode desestimular os outros municípios a participarem ativamente do processo de implantação das Agendas 21 Locais. “É importante entender que essa primeira etapa é o início de um processo que precisa chegar a todo o estado”, informa Adriana Margutti, engenheira florestal da equipe técnica da Sedur.

A vice-prefeita eleita de Barreiras, Regina Figueiredo, chamou atenção para a riqueza dos recursos hídricos da região e sua vocação agrícola. “Nossa região, naturalmente, precisa cuidar dos recursos naturais e a implantação da agenda 21 local aqui é mais um impulso na perspectiva de um desenvolvimento que seja, de fato, sustentável.

O Projeto Agenda 21 Bahia é financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente e conta com contrapartida do governo do estado através da Sedur. Simultaneamente ao encontro de Barreiras, o território do Litoral Sul, reuniu-se em Itabuna e até o dia 16 de dezembro sete territórios terão definidos os municípios-sede dos núcleos territoriais.