A Bahia vai contar com mais do dobro de vagas para educação profissional em 2009 – a oferta será ampliada de 14.903 para 30 mil vagas. A ação integra o Plano de Educação Profissional da Bahia, que será lançado na quinta-feira (4) pelo governador Jaques Wagner, durante a inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, em Água de Meninos. O plano tem como meta oferecer 70 mil vagas no ensino médio profissionalizante até 2011. No início dessa gestão, havia apenas 4.016 vagas.

A cerimônia, que representa um dos maiores passos para a consolidação da educação profissional como uma política de governo, será realizada às 9h, no Complexo Oscar Cordeiro, e terá a participação do secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, e de representantes do Ministério da Educação (MEC).

As aulas no centro começam no ano letivo de 2009. Deste mês a fevereiro de 2009, ele funcionará com cursos de capacitação de professores de educação profissional da rede estadual e do programa Trilha.

A previsão é que até 2010 seja atingida a capacidade máxima de 2,4 mil alunos e implantado curso de educação tecnológica (nível superior). Inicialmente serão cursos técnicos de nível médio (integrado e subseqüente), Proeja e educação profissional a distância (semipresencial).