Aproximadamente 100 escolas da rede estadual vão realizar, nesta terça-feira (23), novas eleições para escolha dos diretores. O pleito será repetido nas unidades onde o percentual de pais e estudantes que votaram foi inferior a 30% e o de membros do magistério e funcionários, a 50%.

Dessas escolas, 40 estão concentradas em Salvador e região metropolitana. Das quase mil unidades que realizaram eleição, 883 escolherem seus dirigentes. A votação ocorrerá das 8 às 20h e o resultado será informado no mesmo dia pela Comissão Seletiva Escolar de cada unidade.

Para concorrer às eleições, os professores tiveram que participar de um curso de gestão e, além da realização da prova, que contou com 50 questões objetivas, houve avaliação do nível de participação de cada um no ambiente virtual, nos fóruns de debate e também o plano de gestão apresentado.

Ao todo, 13.640 professores do quadro efetivo do Magistério Público Estadual se inscreveram no curso de gestão e 8.368 realizaram a prova, pré-requisito indispensável para habilitar os candidatos para participação no processo seletivo. Desse montante, 5.668 foram aprovados, podendo inscrever sua chapa.