Cerca de três mil estudantes de escolas estaduais de toda a Bahia participarão, entre os dias 12 e 14 deste mês, no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas, às 14h30min, da final dos Jogos Escolares da Bahia 2008. A atividade, iniciada em setembro, chega ao final após as etapas regional e regional integrada, em clima de muita integração. Dos participantes da final, a maioria veio dos interiores, somando cerca de 2500 estudantes de diversos municípios da Bahia.

Com os jogos escolares, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) busca incentivar a participação e integração de estudantes baianos no esporte, além de inserir valores como respeito, cooperação e inclusão. Os jogos devem mobilizar cerca de 35 mil estudantes, de 12 a 17 anos, de todo o estado.

A competição foi dividida em três etapas, sendo que a regional foi realizada em cada uma das 33 Direc, de agosto a setembro. Já a regional integrada, reuniu duas ou três Direc, que competiram entre si, de setembro a outubro.

Modalidades como o basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol e voleibol, fizeram parte das competições, que vai contar ainda com festival de xadrez. Os vencedores ganharão troféus e medalhas dos Jogos.