Os indicadores educacionais dos alunos do Colégio Estadual Reis Magalhães, em Glória, figuravam entre os mais baixos do estado. Vontade de fazer alguma coisa para mudar a realidade, o professor Alexei Vinícius da Silva já tinha, mas, só deu o primeiro passo com a implementação do projeto Círculos de Avaliação, da Secretaria Estadual da Educação (SEC).

Nesta quarta-feira (10), durante o Seminário Socializando Conhecimentos, Trocando Saberes, ele e outros professores apresentaram experiências inovadoras que estão ajudando a transformar a realidade educacional de alguns municípios e escolas contempladas pelo projeto nessa primeira etapa.

Presente em 29 municípios e em mais de mil escolas da rede estadual e municipais, o projeto piloto, que foi implantado este ano em escolas do semi-árido que apresentavam os mais baixos indicadores educacionais do estado, será ampliado consideravelmente em 2009. A idéia é que ele chegue a municípios das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc).
Atualmente, ele contempla apenas os municípios das Direc de Paulo Afonso, Ribeira do Pombal e alguns da regional de Itapetinga. Por meio do projeto Círculos de Avaliação, os educadores buscaram intervir na realidade educacional repensando a prática pedagógica, a forma de planejamento e os métodos de avaliação.

Experiência

“O método de intervenção é construído pela própria escola, de acordo com seu contexto”, explicou a coordenadora de Avaliação do Sistema Educacional da SEC, Diana Pipolo. No caso do professor Alexei da Silva, ao repensar o processo de ensino-aprendizagem, ele decidiu investir em um método que atraísse os alunos para sala de aula e fizesse com que eles se sentissem motivados. Foi então que nasceu o projeto Prova digital: combinando o prazer com o aprender. Por meio da iniciativa, os laboratórios de informática, que antes viviam ociosos, passaram a ser freqüentados pelos estudantes.

“Passei a usar o computador para aulas e também para aplicação da avaliação, despertando assim um maior interesse dos estudantes, que mal tinham contato com o computador. Além de integrar novas mídias às práticas pedagógicas, conseguimos melhores desempenhos. Os estudantes se sentem mais motivados”, contou o professor.

O projeto Círculos de Avaliação foi implementado pela SEC em uma ação articulada entre diretorias regionais, unidades escolares e secretarias municipais de educação. A partir dele, as escolas puderam refletir sistematicamente os resultados de suas ações e o fortalecimento de seu trabalho pedagógico, a partir do desenvolvimento dos processos de planejamento, gestão e avaliação.

Em Paulo Afonso, por exemplo, embora a rede municipal já estivesse preocupada com os indicadores educacionais do município, foi com o Círculos de Avaliação que eles conseguiram intervir, efetivamente, para mudar esta realidade. “O projeto veio com outras dimensões que contribuíram diretamente nessa questão. Isso foi possível desde a visão da gestão democrática, ao ambiente educacional, à estrutura física da escola, possibilitando assim a toda a comunidade escolar uma visão maior sobre a escola e a sua funcionalidade”, explicou a coordenadora do ensino fundamental do município, Ciane Cristina Bezerra.