Incentivo à saúde. Este foi o objetivo da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) ao promover o campeonato interno de futebol das suas escolinhas esportivas, que está reunindo até o dia 13 deste mês mais de 370 crianças e adolescentes nos núcleos esportivos Armando Oliveira e Vila Olímpica da Bahia. O confronto final entre as equipes campeãs dos dois núcleos será selado no último dia da competição.

“Todos vão ganhar medalhas, mas apenas os campeões receberão troféus. A nossa meta é acrescentar conhecimentos à formação educacional da garotada. Esse tipo de exercício, que explora a competitividade, é um trabalho para a vida, inclusive para o mercado de trabalho, o qual todos terão que enfrentar um dia”, disse o professor de futebol da escolinha da Vila Olímpica, Deoclécio Carvalho.

A paixão dos brasileiros pelo futebol se reflete diariamente nos campos públicos, clubes e ruas do país, e na Sudesb não poderia ser diferente. É grande a procura por esse esporte – 374 alunos são beneficiados diariamente pelas aulas gratuitas que acontecem no Armando Oliveira (83 alunos) e na Vila Olímpica da Bahia (291 alunos). Os times, que estão participando do confronto, foram divididos por idade e local onde treinam.

“Finalmente vou ter a chance de mostrar o meu talento. Faço futebol na Vila Olímpica há um ano. Tenho treinado sério e estou com esperanças de levantar o troféu dessa competição, que, para mim, é tão importante quanto uma Copa do Mundo”, disse o aluno Vitor Pinto (13 anos).

Além do futebol de campo, a Sudesb oferece nos núcleos esportivos Armando Oliveira e Vila Olímpica mais oito modalidades: basquetebol, voleibol, futsal, natação e vôlei de praia (para os jovens de sete a 17 anos), hidroginástica e ginástica geral (para idosos) e natação especial (para portadores de necessidades especiais). As aulas, de cunho socioeducativo, são ministradas por profissionais credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física (Cref/BA).