Difundir a prática de esportes e as maratonas aquáticas e oferecer à comunidade de Salvador novas opções de lazer é a proposta do 3º Revezamento a Nado Farol de Itapoan – Porto da Barra, prova que será realizada, no próximo sábado (13), com largada às 9h no Farol de Itapoan (Rua K) e chegada no Porto da Barra. A equipe Campeã Geral vai receber troféu e   mais R$2.500,00. Os atletas que completarem a prova no tempo estabelecido pelo Regulamento receberão medalha de participação.

A prova será disputada por 15 equipes compostas de cinco atletas nascidos até 1995, sendo obrigatória a presença de um portador de deficiência ou Master 55 acima, e um do sexo feminino. Três nadadores, de cada equipe, deverão ter participado do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas de 2008 ou do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 2008, realizados pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), respectivamente. Os nadadores masters deverão ser filiados à Associação do Nadadores Masters da Bahia (Anmba) ou à FBDA.

A competição da Federação Baiana de Desportos Aquáticos e Sudesb tem patrocínio do Governo do Estado, através da Embasa e Sedur, e conta com o apoio do 2º Distrito Naval, da Capitania dos Portos e Polícia Militar.

Congresso Técnico

Na quarta-feira (10) haverá o Congresso Técnico, às 19h, no Auditório da TV Itapoan (Federação), quando serão explanados os detalhes da prova, os responsáveis pelas equipes confirmarão o nome do guia e do barco-guia, e receberão a plaqueta de identificação.

A ordem de caída na água ficará a critério da equipe. Apenas o portador de deficiência ou Máster 55 acima largará no Rio Vermelho e fará o percurso até Ondina. O nadador que fizer o último percurso, ao chegar no Porto da Barra, encontrará duas bóias e um balizamento demarcando o funil de chegada, que se encerra com a faixa de chegada. A mesma deverá ser tocada com uma das mãos, para que seja feita a tomada do tempo. Em seguida, o atleta deve passar por baixo da faixa e seguir em frente até sair da água.

No trajeto da prova serão instalados quatro postos de transição em terra, nas praias do Corsário, Pituba, Rio Vermelho e Ondina, os quais serão identificados com mastros, portando bandeiras, e balão inflável aéreo. Os atletas deverão sair da água e passar a pulseira de identificação ao colega de equipe, dentro da área demarcada pela organização, para que o nadador seguinte entre na água e siga na direção do barco-guia, que aguardará em local delimitado pelo árbitro Geral e controlado pelos árbitros de Percurso.