Viajar de veleiro, o mais belo e ecológico meio de transporte do mundo, permitir aos navegadores amadores o prazer de descobrir países, regiões e lugares extraordinários, onde eles não ousariam a se aventurar sozinho. Este é o grande charme do Rallye des Îles du Soleil, que a partir de terça-feira (16) chega para fazer escala em Salvador.

Na terça-feira, pela 14ª vez consecutiva, aportam no Terminal Náutico da Bahia (administrado pela Sudesb) os primeiros dos 29 barcos, com cerca de 100 tripulantes, a maioria de bandeira francesa. Virão ainda barcos ingleses, holandeses, suíços, italianos, belgas e irlandeses.

Em 1996, quando o Rallye des Îles du Soleil aportou pela primeira vez na Baía de Todos os Santos, só havia um único deck para receber os veleiros. Hoje, algumas das maiores regatas internacionais chegam a Salvador – já foram construídas três marinas na baía e há uma verdadeira atividade econômica florescendo ao redor do turismo náutico baiano, o que permite a criação de novos empregos e transforma a capital baiana numa referência, no que se refere à recepção de veleiros de todo o mundo.