Cerca de 17 mil pessoas foram beneficiadas com a ampliação emergencial do sistema de abastecimento de água (SAA) do município de Cafarnaum. A obra de intervenção foi executada em apenas 45 dias e custou aos cofres estaduais R$708 mil. Em visita ao município, neste sábado (20), o governador Jaques Wagner anunciou mais investimentos para o setor e inaugurou obras de pavimentação.

“Governar bem é cuidar da vida das pessoas, principalmente dos mais simples que precisam mais de atenção", declarou o governador Jaques Wagner.
As obras das ruas Missão, Princesa Isabel,Tiradentes, Maria Quitéria e José Teodoro foram oficialmente inauguradas na manhã de hoje. Todas foram pavimentadas com paralelepípedo, receberam drenagem superficial e tiveram calçadas construídas. “Esta calçada foi meu presente de natal, não teria dinheiro para fazer do meu próprio bolso”, falou agradecida a dona-de-casa, Graça Barbosa, moradora da rua Princesa Isabel. Além dela, mais 650 pessoas foram beneficiadas diretamente com a urbanização.

Foram investidos R$ 695 mil, e desse montante, apenas 27 mil veio da contrapartida municipal; a maior parte foi proveniente do governo do Estado.

Antes da execução da obra emergencial de ampliação do sistema de abastecimento de água em Cafarnaum, o serviço de abastecimento estava sendo feito, exclusivamente, por carros-pipa a quase 12 mil habitantes. Quem não tinha dinheiro para comprar a água, consumia o líquido de um pequeno manancial poluído, que já secou. “ Já fiquei mais de um mês sem água nas torneiras”, disse a dona-de-casa, Eliene Alves.

Na ação imediata foram perfurados e instalados três poços e implantados 11 mil metros de adutora, beneficiando, além das 12 mil, mais cinco mil pessoas. Segundo Eliene, a água que agora chega em sua casa é limpa e de qualidade.

Além da obra emergencial de ampliação do SAA, Wagner anunciou uma solução definitiva para o problema de desabastecimento de água de Cafarnaum e região circunvizinha. Trata-se da instalação de mais uma etapa da adutora do feijão. O investimento de R$ 24 milhões irá beneficiar quase 37 mil pessoas. “ A licitação já foi lançada. Em janeiro a obra começa e no natal de 2009 Cafarnaum vai comemorar a chegada de água boa e definitiva”, disse Wagner.

O projeto, que integra o Programa Água para Todos do governo Estadual, prevê a implantação de 124.232 metros de adutora e sub-adutoras, construção de cinco estações elevatórias, implantação de casa de cloração na estação de tratamento, construção de seis unidades de reservatórios e implantação de 43.706 metros de rede de distribuição.

O município de Cafarnaum fica situado no semi-árido baiano, a 520 km de Salvador. Seus primeiros habitantes foram os índios Pataxós. O nome é uma alusão a uma cidade bíblica. A principal atividade econômica é a agricultura, com o cultivo da mandioca, do feijão, do tomate e da mamona.