Publicada às 11h25
Atualizada às 16h47

Gabriel Carvalho e Raul Rodrigues

O evento preparatório para a IV Reunião do Pleno do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR/Mercosul), foi aberto na manhã deste domingo (14), no Complexo de Costa do Sauípe, Litoral Norte da Bahia.

Durante o encontro, os representantes de diversos países, municípios, estados e províncias estarão desenvolvendo uma pauta de assuntos para serem discutidos nesta segunda-feira (15), durante o pleno do FCCR/Mercosul, que vai contar com a participação do governador Jaques Wagner.

O chefe-de-gabinete do Governo do Estado da Bahia, Fernando Schmidt, destacou a apresentação de uma mesa para discussão dos assuntos do Mercosul, na última edição do Fórum de Governadores do Nordeste, realizado no último dia 2, em Recife. Para ele, as questões relativas ao bloco passam a se incorporar por todo o Brasil e não apenas nas regiões fronteiriças.

Entre as propostas elaboradas durante a reunião, que devem ser detalhadas por governadores e prefeitos, nesta segunda-feira, podem ser destacadas as iniciativas de integração nas áreas produtivas industrial, agrícola e turística.

A Bahia, por sua vez, encaminhou duas propostas: uma de formulação da Agenda do Trabalho Decente, que deve ser formalizada em acordos bilaterais com nações e províncias do Mercosul e outra na área da Cultura, que inclui a criação de uma rede de dirigentes voltados para o setor na área do bloco, o fortalecimento e ampliação de ações, a articulação de sistemas subnacionais, entre outros.

A assessora especial do Ministério da Integração Nacional do Brasil, Márcia Adamo, ressaltou a criação de um grupo de trabalho da integração transfronteiriça e disse que os países do Mercosul têm que passar a resolver os problemas de forma conjunta para vencer desafios como o fortalecimento de governos regionais.

Participam, também, da preparação do Foro consultivo, o chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, Fernando Schmidt, e os secretários da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, da Cultura, Márcio Meirelles, do Planejamento, Ronald Lobato e do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Nílton Vasconcelos, além de representantes de outros estados brasileiros e províncias de países que fazem parte do Mercosul.