A criação dos Conselhos Sul-americanos de Defesa e de Saúde foi destacado pelo Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim como grandes avanços da reunião da Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada nesta terça (16) pela manhã, na Costa de Sauípe.

Em entrevista coletiva, o Ministro, fez um breve relato das decisões ratificadas na reunião. "No caso do Conselho de segurança será iniciado um trabalho de cooperação técnica e de início de uma base industrial para o setor, no da saúde haverá um intercâmbio de experiências de programas de saúde pública e de gestão dos recursos.

Esses conselhos serão formados pelos respectivos ministros da defesa e da saúde de cada país integrante", afirmou Amorim. O Ministro adiantou ainda que o presidente Lula terá amanhã dois encontros bilaterais, primeiro com o presidente do Equador, Rafael Correa,depois cômodo do Paraguai, Fernando Lugo. "Hoje pela tarde teremos uma reunião extraordinária do Grupo do Rio, na ocasião Cuba será incorporado como novo membro do grupo", adiantou o Ministro.