Foi aberto no inicio da tarde de domingo (14), no Hotel Pestana, em Salvador, a Cúpula social do Mercosul, que prossegue até a próxima terça-feira,(16). O encontro antecede, na Bahia, a CALC- Cúpulas da América Latina e Caribe. Estiveram presentes no evento organizações de mulheres, direitos humanos, agricultura familiar, juventude, negros, trabalhadores rurais e urbanos, saúde, meio ambiente, educação, cultura, economia solidária, cooperativas, pequenas e médias empresas, e deficientes físicos, entre outros representantes dos países do bloco. O grupo discutiu temas como políticas sociais, produtivas e ambientais para o MERCOSUL, além de medidas de proteção contra a crise financeira.

Segundo o chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, a única forma dos países do Mercosul se protegerem da crise mundial é unindo-se.A tendência dos países é se protegerem individualmente. Mas, a possibilidade desta forma, da crise mundial afeta-lo é bem maior. Já se houver integração total, fica mais difícil, afirmou.

O evento, que é parte da programação lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente da Presidência Pro Tempore brasileira do Mercosul, dá visibilidade a Bahia, como explica o Governador Jaques Wagner. "É importante porque torna a Bahia o centro das atenções de 33 chefes de estado que vieram participar dos encontros. Além disso, possibilita ao Estado aumentar o comércio com os países do Mercosul. Atualmente a Bahia exporta para Argentina, Uruguai e Paraguai e pretende estender a relação com a Venezuela e o México", acrescentou o governador.

A ministra de planejamento do Chile, Paula Quintella, acredita que o evento é a oportunidade de se compartilhar experiências para elaborar estratégias de combate à pobreza e a desigualdade social.

O Representante do movimento Ponto de Cultura, José Severino disse que a troca de experiência entre os países membros do Mercosul é de suma importância. Nós estamos em contato com vários Países. E eles trazem experiências que podem melhorar nossas condições de vida. Além disto, é uma via muito útil para que possamos difundir a nossa cultura, constatou.

Convocada pela comissão de representantes Permanentes do Mercosul, o Parlamento do Mercosul, o Foro Consultivo Econômico e Social e a Rede Mercocidades, a Cúpula Social do MERCOSUL, organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo da Bahia – visa ampliar a participação das organizações da sociedade civil no bloco.

Durante o evento aconteceu ainda a solenidade de celebração dos Dez Anos da Declaração Sociolaboral do Mercosul; a assinatura do termo de cooperação Amizade Sem Fronteiras: a turma da Mônica no Mercosul e o lançamento dos livros Dom Casmurro em espanhol, O Mercosul no Mundo e Mapa do Mercosul dos Povos. Além disso, aconteceram debates sobre a crise financeira e a integração sul-americana, a relação do Parlamento do Mercosul e a sociedade civil e a agenda produtiva e pequena empresa no Mercosul.