Criar uma moeda regional para as transações comerciais entre os países do Mercosul com o objetivo de fortalecer a economia do continente. Essa foi a posição defendida pelo presidente do Equador, Rafael Correa na abertura da XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.

Para Correa, a resposta para a crise deve ser a integração traduzida em fatos concretos. Além da moeda regional, ele defendeu também a criação de uma "nova arquitetura financeira" para o bloco, com a implantação do Banco e do Fundo de Reservas do Sul.

"Deixando de utilizar o dólar nas nossas transações comerciais, e passando a utilizar uma moeda regional, sem dúvida, estaríamos melhor preparados para enfrentar crises como essa, ficaríamos menos vulneráveis a crises que tem suas causas nos países ricos", afirmou o presidente equatoriano, que ao final de sua fala, conclamou todos os chefes de estado a manterem uma política fiscal e os investimentos visando garantir a manutenção dos empregos.