Dois anos depois da formação do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR/Mercosul), a aposta de incluir os atores locais e regionais no bloco mostrou-se acertada. A opinião foi manifestada pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, nesta terça-feira (16), na abertura da reunião de Cúpula do Mercosul, em Costa do Sauípe (BA).

Jaques Wagner falou no encontro de chefes de Estado e de Governo como integrante do Foro Consultivo e apresentou a “Carta da Bahia”, declaração final da IV Reunião do Pleno do Foro, que aconteceu na última segunda-feira (15), em Sauípe.

De acordo com o governador da Bahia, além de contribuir para a aproximação da agenda da integração e do Mercosul à cidadania, ao cidadão, as contribuições feitas por esses novos atores poderão oxigenar o bloco com novas idéias e visões, especialmente àquelas relativas às questões do território e à realidade urbana.

“O FCCR poderá dar visibilidade às ações já em andamento que governos estaduais e municipais vêm realizando ao longo dos anos, algumas delas anteriores ao próprio Mercosul, como a bem sucedida experiência entre estados brasileiros e províncias argentinas, materializados nos acordos entre o Codesul, Conselho que reúne os estados do sul do Brasil e Mato Grosso do Sul, e o Crecenea, instância das províncias do nordeste argentino”, disse Wagner.

O governador citou, ainda, o Fórum Binacional Brasil-Paraguai de Municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e a Rede Mercocidades, criada em 1995 por oito cidades, e que conta hoje com mais de 200 cidades.

Clique aqui para ver a íntegra do discurso de Jaques Wagner