A região de Itapuã, uma das mais populosas de Salvador, será a nova área de abrangência do projeto Ronda nos Bairros, da Polícia Militar. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner nesta segunda-feira (22), em entrevista ao programa Bahia Meio-dia, da TV Bahia.

“O projeto é responsável por uma considerável redução dos índices de violência, como assaltos e homicídios nos bairros do subúrbio e na região de Tancredo Neves, que abrangem 1 milhão de pessoas”, disse Wagner.

A segurança pública, segundo o governador, é prioridade do Estado e tem recebido atenção especial. Entre os avanços destacados por ele no setor, estão a contratação de 3,2 mil novos PMs, a realização de concurso para contratação de outros 3,2 mil, a aquisição de 250 novas viaturas, a construção da cadeia pública de Salvador e do presídio de Eunápolis, a reforma da Colônia Penal Lafayete Coutinho, além da execução de penas alternativas.

“Com nossas ações de inteligência policial, também desarticulamos quadrilhas e transferimos presos de alta periculosidade”, destacou.

Os projetos do Estado para 2009 e o enfrentamento dos efeitos da crise econômica mundial também foram ressaltados por Wagner durante o telejornal. Ele explicou que a Bahia está seguindo a orientação do governo federal para reduzir os impactos da turbulência econômica no estado.

“Parcelamos o ICMS e injetamos R$ 100 milhões para ajudar o setor produtivo. Além disso, a redução dos impostos sobre produtos industrializados (IPI) e operações financeiras (IOF) conta com apoio da Bahia, que abre mão de arrecadar em nome da manutenção das vendas do comércio e dos empregos”, afirmou.

Para o governador, o país se preparou de maneira correta para enfrentar a crise. Ele acredita que a partir de abril a Bahia e o Brasil devem retomar o crescimento.

Com relação ao crescimento da economia baiana, Wagner espera que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2008 seja 4,8% maior que o do ano passado. “Houve uma redução na arrecadação no início de dezembro, mas a partir do dia 10 já verificamos a retomada da entrada de recursos nos cofres do Estado e agora estamos otimistas com a vinda de turistas no verão, principalmente com o aumento do número de vôos”, declarou.

Pequeno balanço

No final da entrevista, o governador fez um pequeno balanço da administração estadual este ano e ressaltou as ações do programa Água para Todos, que já beneficiou mais de 1 milhão de baianos, a entrega do Sistema Viário Dois de Julho, além dos projetos nos campos da saúde e da educação.

Para o próximo ano, garantiu o início das obras de construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos e dos hospitais do Subúrbio, em Salvador, e da Criança, em Feira de Santana.

E confirmou que o Estado só aguarda a aprovação de uma linha de crédito de R$ 1 bilhão, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para investimentos na área social e em infra-estrutura.