Os países do Mercosul são o segundo mercado de exportação dos produtos baianos, segundo dados apresentados pelo subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, na IV Reunião do Pleno do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR/Mercosul), nesta segunda-feira (15), em Costa do Sauípe, Litoral Norte da Bahia.

O governador Jaques Wagner defendeu o aumento no volume das exportações baianas para o Mercosul. Dados do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior, apontam que de janeiro a novembro deste ano, o bloco aparece como responsável por 13,25% das exportações baianas, com um total de US$ 1,09 bilhões em negócios. De acordo com Jaques Wagner, a Bahia tem uma parceria adiantada com a província de Tucumán, na Argentina. Em setembro de 2007, ele e o governador de Tucumán, Jose Jorge Alperovich, assinaram, em Salvador, um protocolo de intenções para a área de saúde pública.

Além da saúde, o turismo, a cooperação universitária, o desenvolvimento social e os projetos de biocombustíveis são outras questões de interesse mútuo dos dois governos. O interesse de parceria surgiu do encontro entre governadores do nordeste do Brasil e do noroeste da Argentina, realizado em Tucumán, em maio de 2007.
Com população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, a província de Tucumán é sede das principais universidades argentinas. A capital San Miguel de Tucumán, fica a aproximadamente a 1.300 quilômetros de Buenos Aires, sendo a maior cidade da região noroeste e um dos principais centros urbanos da Argentina.

Córdoba e Mendoza

“As instâncias subnacionais do Mercosul estão se relacionando e realizando a integração produtiva”, comemorou o governador Jaques Wagner. Além de Tucumán, as relações bilaterais entre a Bahia e províncias argentinas estão se estendendo a Córdoba e Tucumán.

De janeiro a abril de 2009 um vôo charter semanal vai ligar Salvador a Córdoba. O primeiro vôo, previsto para 7 de janeiro, já está com 65% de ocupação e outros dois vôos estão sendo vendidos. A ligação também atenderá visitantes oriundos de Mendoza.

Operadores turísticos argentinos estudam a possibilidade de um charter Mendoza a Salvador, uma vez que a população de Mendoza ultrapassa 1 milhão de pessoas. Mendoza e Córdoba são destinos turísticos consolidados pelo enoturismo e pelo ecoturismo.