Após as boas vindas do governador de Pernambuco e anfitrião do IX Fórum de Governadores do Nordeste, Eduardo Campos, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, apresentou o conteúdo da camapanha de incentivo ao turismo interno para a região.

Segundo ele, o mercado nacional deve crescer com a redução das vendas dos pacotes de viagens ao exterior, motivada pela crise econômica mundial. "Estamos apostando no turismo interno, principalmente na região Nordeste, que conta com inúmeros atrativos", conta.

Dentro do planejamento para o setor, segundo Barreto, estão o reforço no receptivo dos aeroportos dos nove estados nordestinos e a exposição, nos próprios aeroportos, de um rico material fotográfico que será exibido nos locais de embarque e desembarque. "Isso foi possível porque a Infraero – empresa que administra os terminais – cedeu os espaços para a divulgação dos estados como destinos turísticos, o que permitiu uma economia de R$ 2 milhões, com os custos de veiculação", conta.

Para o ministro, o estímulo ao turismo interregional é uma das principais apostas para a temporada de verão em 2009. "E não só para as viagens aéreas, mas também queremos alavancar o turismo terrestre, pois o governo federal está investindo pesado em infra-estrutura na região", disse em referência ao aporte de R$ 2 bilhões para o setor no Nordeste.

Barreto também destacou o Nordeste como pólo de atração de investimentos brasileiros e estrangeiros e citou como exemplo, a recente inauguração da nova ala do Hotel Iberostar, em Praia do Forte.