Um show nesta quarta-feira (17) à noite, na Sala Principal do Teatro Castro, reunindo a argentina Mercedes Sosa, a venezuelana Cecília Todd e o baiano Carlinhos Brown (foto), entre outros artistas, marcou o encerramento da Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (CALC).

Os chefes de Estado presentes ao espetáculo “Canto Geral”, oferecido pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) com apoio do Ministério da Cultura, foram brindados ainda com a apresentação da Orquestra Dois de Julho, do projeto Neojibá, e da Orquestra de Berimbaus Afinados de Ramiro Musotto, argentino naturalizado brasileiro.

O espetáculo, que teve como objetivo promover a integração cultural entre os países latino-americanos, representou a celebração, por meio da música, “desse sonho latino-americano de construir uma unidade”, justificou o secretário Márcio Meirelles.

Diversidade

No palco, uma mistura identidade regional e diversidade cultural, com ritmos de berimbaus, percussão, instrumentos clássicos e eletrônicos, resultando na música popular com toques de erudição e refinamento.

O nome do espetáculo “Canto Geral” é uma referência ao livro homônimo de poemas do chileno Pablo Neruda. Ao final do show todos cantaram “Soy loco por ti América”, canção de Gilberto Gil e Capinam, que simboliza o espírito de integração proposta pela cúpula.