Antes do encerramento do encontro de Governadores do Nordeste, nesta terça-feira (2), em Recife, prefeitos de 33 municípios do semi-árido baiano receberam o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O projeto tem como objetivo a avaliação do desempenho no fortalecimento dos programas e das políticas públicas para a infância e a adolescência na região.

Os participantes passaram por uma rigorosa avaliação de indicadores sociais. Entre as cidades que mais avançaram nos indicadores sociais estão Senhor do Bonfim, Amargosa, Livramento de Nossa Senhora, Poções e Valente. 

Muitos dos municípios que conquistaram o Selo Unicef implementaram políticas públicas em parceria com o governo do Estado como a execução de programas como o Todos Pela Alfabetização (Topa) e Água para Todos. Para o coordenador do Unicef para Bahia e Sergipe, Rui Pavan, essa articulação dessas políticas é essencial para o desenvolvimento social nessas localidades. “O semi-árido não é parte dos problemas da Bahia, mas sim parte da solução dos problemas existentes no estado”.