A construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos, a maior obra viária dos últimos 30 anos em Salvador, que o Governo do Estado vai implantar, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), será executada pela Construtora OAS Ltda.

O Diário Oficial do Estado do final de semana (13 e 14) publica o resultado da fase de proposta de preço e final da concorrência nº 001/08, assegurando a viabilização do corredor integrado do desenvolvimento. A empresa ofertou o menor preço, correspondente ao valor total de R$ 204.456.532,18.

A Via Expressa envolve recursos da ordem de R$ 380 milhões, dos quais R$ 340 milhões advêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PCA), do governo federal, e R$ 40 milhões de contrapartida do Estado.

Além de facilitar o acesso ao porto de Salvador, que é um dos principais portões de escoamento da produção baiana, terá efeitos positivos para o tráfego em áreas de grande congestionamento da cidade, a exemplo da Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, avenidas Bonocô e San Martin, Largo dos Dois Leões e Baixa de Quintas.

A obra beneficiará a população, o trânsito e a economia, tendo também um papel agregador, com a integração que fará entre a BR-324 e o porto.

Uma ciclovia com três metros de largura, passeios com 35,5 mil quadrados e quatro passarelas interligando diversos bairros estão entre os benefícios diretos para os pedestres e ciclistas.

Três túneis, 14 viadutos e 10 faixas de tráfego (quatro para veículos de carga, quatro para veículos leves e duas faixas exclusivas para ônibus) facilitarão o escoamento do fluxo de tráfego.

Paralelamente, reduzirão o trajeto entre o porto e a BR-324, principalmente por carretas e outros veículos de carga que hoje utilizam em sua grande maioria a já congestionada Avenida Bonocô e o Túnel Américo Simas. Influirá ainda para a revitalização do comércio e seu entorno com um fluxo de 62 mil veículos/dia.