Uma missa na Catedral Basílica, na tarde desta quarta-feira (10), foi o ponto alto das comemorações do quarto centenário do padre Antônio Vieira. O rito católico foi celebrado pelo cardeal-primaz do Brasil, dom Geraldo Majella.

O governador Jaques Wagner, a primeira-dama do estado, Fátima Mendonça, e o ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, participaram da missa. Apesar de não ser católico, o governador se declarou admirador do padre Vieira, “por sua luta pela liberdade dos direitos individuais e pelo seu brilhantismo intelectual”.

Em seu sermão, dom Geraldo exaltou a vida e a obra do missionário e lembrou que em 1635, na mesma igreja, antiga Capela dos Jesuítas, Vieira foi ordenado padre. A celebração foi marcada pela beleza e pontuada pela música de Sebastian Bach, executada pelo Coral Barroco da Bahia.

As homenagens fazem parte de um simpósio promovido pela Arquidiocese de Salvador, pela Provincial dos Jesuítas do Brasil Nordeste e pela Universidade Católica do Salvador. O evento acontece até sexta (12), no Hotel Pestana, no Rio Vermelho.

A noite de homenagens foi encerrada com um show de Maria Bethânia na Igreja da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador. O roteiro do espetáculo, intitulado Bethânia Saúda Vieira e Canta Misericórdia, foi escrito pela própria artista.