Para ampliar o acesso às informações e serviços ambientais, fortalecer as ações ambientais do Sistema Integrado de Meio Ambiente do Estado da Bahia e ainda fomentar o desenvolvimento sustentável da região, o município de Feira de Santana ganhou, nesta terça-feira (23), a sede regional do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

A solenidade de inauguração aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Durante o descerramento da placa, o diretor-geral do Ingá, Julio Rocha, destacou a importância do espaço, que surge na cidade de Feira de Santana para fortalecer a política de gestão das águas em toda a Bahia.

“Temos muitos desafios para 2009 e iremos enfrentá-los em parceria com todos aqueles que fazem uso das águas. Vamos encontrar juntos melhores padrões de saneamento, de condições de fiscalização dos recursos hídricos para agirmos no avanço à proteção, por exemplo, das matas ciliares, tão essenciais para a sobrevivência dos nossos rios”, enfatizou Rocha.

Os oito servidores e colaboradores do novo espaço – instalado na Rua Castro Alves, 1.314, no 2° andar do edifício Central Médica, no Centro da cidade -, irão atuar na micro-região de Feira de Santana, na Região de Planejamento das Águas do Paraguaçu e parte do Recôncavo Norte.

Junto com eles, a população poderá obter informações sobre os pedidos de concessão, dispensa e renovação de outorga (autorização para uso da água), acompanhar processos e obter formulários de outorga.

O escritório também disponibiliza informações sobre as ações de fiscalização do uso da água, tanto para encaminhamento quanto para acompanhamento de denúncias, e sobre as ações e programas desenvolvidos pelo órgão relacionados à gestão dos recursos hídricos, inclusive das ações de educação ambiental e da Universidade Popular das Águas (Unihidro), além de obter apoio e dar suporte à gestão participativa dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Com a unidade, o Ingá passa a ter 11 escritórios espalhados pelo interior do estado. O órgão conta ainda com bases em Juazeiro, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Itabuna, Eunápolis, Jequié, Guanambi, Senhor do Bonfim, Irecê e Seabra.