O Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (Iesb) e a organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC) prosseguem, nesta sexta-feira (5), com a 2ª Oficina de Fortalecimento Institucional do Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA), no município de Porto Seguro, no extremo sul do estado.

O evento discute o desenvolvimento organizacional, programa de capacitação, mecanismos financeiros e econômicos, para a conservação do CCMA, conservação em rede de integração, projetos de referência, projeto dos corredores regionais, entre outros temas.

O Programa de Fortalecimento Institucional é resultado da parceria entre o Iesb, a TNC, o Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) e a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, além do envolvimento de outras 31 instituições, distribuídas ao longo de todo o corredor central.

O Iesb também faz parceria com o Projeto Corredores Ecológicos, por meio dos governos da Bahia (Secretaria do Meio Ambiente) e do Espírito Santo. O projeto Corredores Ecológicos é uma parceria do governo com a sociedade civil, que tem como objetivo reduzir a fragmentação das florestas e possibilitar a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade.

No Brasil, existem dois corredores, o Central da Amazônia e o Central da Mata Atlântica. O projeto conta com recursos provenientes da Comissão Européia, da Cooperação Financeira Alemã (Kfw), do Fundo Fiduciário das Florestas Tropicais (RFT), além de contrapartidas dos governos estaduais e federal.