O boletim de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (5), pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), considera a praia da Boca do Rio como a única de Salvador imprópria para o banho, neste final de semana prolongado.

As praias consideradas próprias são as de S. Tomé de Paripe, Periperi, Penha, Bogari, Pedra Furada, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

Conforme a Resolução N° 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as praias consideradas próprias são aquelas nas quais em 80%, ou mais, de um conjunto de amostras obtidas nas cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 1000 coliformes fecais em 100 ml da amostra de água.

Quando o número de coliformes fecais ultrapassa este limite, a praia é considerada imprópria e, neste caso, o banho é desaconselhável, pois pode causar micoses e outras doenças transmitidas por via hídrica.

Segundo o órgão, o banho de mar em tempo chuvoso deve ser evitado até mesmo nas praias consideradas próprias, pois, neste período, elas podem estar contaminadas por detritos diversos, carreados através de galerias de águas pluviais, rios, córregos e canais de drenagem, promovendo um considerável aumento na concentração bacteriana nas águas.

O IMA também disponibiliza informações sobre a balneabilidade das praias pelo telefone 0800 071 1400 e o site www.ima.ba.gov.br.