LOCAL: Município de Cafarnaum, no território de identidade de Irecê, a 440 quilômetros de Salvador.
DATA: 20.12.08 (sábado)
HORÁRIO: 12h

O QUE É: Visita às obras de urbanização e anúncio de ampliação do sistema de abastecimento de água (SAA).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

URBANIZAÇÃO: Refere-se à pavimentação em paralelepípedo, construção de calçadas e drenagem superficial nas ruas Missão, Princesa Isabel, Tiradentes, Maria Quitéria e José Teodoro. A execução das obras, que beneficiarão aproximadamente 650 pessoas, está em fase avançada. O investimento total dos serviços ultrapassa os R$ 695 mil, sendo que mais de R$ 668 mil é proveniente do Governo do Estado e o restante trata-se da contrapartida da prefeitura municipal.

SAA: Esta ampliação é considerada a solução mais adequada para o abastecimento do município, pois abrangerá não apenas a sede, como também diversas outras localidades. O investimento de R$ 24 milhões beneficiará 36.872 mil habitantes. O processo licitatório para a execução da intervenção, mais uma iniciativa do Programa Água para Todos, já foi lançado. O projeto prevê:

• Implantação de 124.232 metros de adutoras e sub-adutoras;
• Construção de cinco estações elevatórias;
• Implantação de casa de cloração na estação de tratamento;
• Construção de seis unidades reservatórios;
• Implantação de 43.706 metros de rede de distribuição.

ÁGUA PARA TODOS: Lançado em agosto do ano passado, é uma ação intersetorial de cinco secretarias estaduais e órgãos descentralizados. Na prática, significa a união de todas as ações de abastecimento de água e saneamento básico do Estado. O objetivo é elevar o fornecimento de água na zona rural de 30,8% para 51,8% e na zona urbana de 94,7% para 98%. A implantação, ampliação e melhoria de sistemas de esgotamento sanitário, além do tratamento de efluentes associado à preservação de mananciais utilizados para abastecimento, são outras metas. Em relação à construção de cisternas, a prioridade é promover a segurança alimentar, nutricional e melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo, construindo unidades para consumo humano e para a produção agrícola e também barragens subterrâneas. Com o programa, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade, beneficiando 3,5 milhões de baianos. Em um ano de Água para Todos, já foram aplicados quase de R$ 230 milhões em obras distribuídas nos diversos territórios do estado, beneficiando 336 municípios e atingindo mais de 1,1 milhão de pessoas.

OBRAS EMERGENCIAIS: Preocupado com a recente seca do manancial que abastecia Cafarnaum e em retomar o serviço de abastecimento de água da cidade, que estava sendo realizado exclusivamente por meio de carros-pipa, o governo baiano executou, em tempo recorde (45 dias), a ampliação emergencial do sistema de abastecimento que atendia 11.900 habitantes do município. O SAA era composto por captação, três estações elevatórias, estação de tratamento, dois reservatórios, 2.350 metros de adutora e 13.407 metros de rede de distribuição. Como ação imediata, visando o aumento da capacidade de produção de 65 m³/h para 85 m³/h, foram então perfurados e instalados três poços e implantados 11.000 metros de adutora. A intervenção, que beneficia uma população de 17 mil pessoas, custou aos cofres estaduais cerca de R$ 708 mil.

CAFARNAUM: Com população estimada de 18.119 habitantes e extensão territorial de 927 km², tem como principal atividade econômica o feijão, a mandioca, o tomate e a mamona.