Embarcam nesta sexta-feira (5), com destino à Caracas, na Venezuela, 330 búfalos (fêmeas) adquiridos pelo Ministério da Agricultura da Venezuela na região de Alagoinhas, para melhorar a quantidade e qualidade do leite consumido no país, já que o leite da espécie possui um alto teor de gordura dentre outros nutrientes.

O rebanho será transportado de caminhão, do município para Belém do Pará, onde ficará em regime de quarentena, fazendo cumprir o trâmite legal de exportação de animais.

Para garantir a segurança e o controle sanitário dos bubalinos, os criadores apresentaram a Guia de Trânsito de Animais (GTA), emitida exclusivamente pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado à Secretaria da Agricultura (Seagri). A guia é utilizada em todo o território nacional para o trânsito de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação.

Segundo o diretor de defesa animal da Adab, Valentim Fidalgo, o crescimento do interesse de outros países pelo rebanho baiano se deve ao reconhecimento internacional do estado como zona livre da febre aftosa com vacinação e por possuir um programa efetivo de controle das doenças que acometem bovinos e bubalinos, a exemplo da tuberculose e brucelose.

A Bahia possui um plantel estimado em 11,25 milhões de bovinos e bubalinos, número que coloca o estado em 1° do Nordeste e o 7º no país com esse tipo de rebanho.