O plano de desenvolvimento do estado e seus projetos estratégicos, como expansão do porto de Salvador, novo Porto Sul, plataforma logística, Hospital do Subúrbio e Hospital da Criança, foram apresentados, na semana passada, em Washington (EUA). Por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), o governo da Bahia participou do 2nd Global Infrastructure Leadership. Em foco os 100 maiores projetos de infra-estrutura globais patrocinados por mais de 20 empresas privadas e cinco governos federais de países.

A apresentação dos projetos de infra-estrutura da Bahia obteve uma excelente recepção, como a Ferrovia Oeste/Leste e as perspectivas da mineração, atraindo a atenção de governos, investidores, bancos e empresas de consultoria em infra-estrutura presentes no evento, segundo o chefe-de-gabinete da Seplan, Romeu Temporal, representante da Bahia no encontro.

Para ele, em relação à grave crise financeira internacional, o Brasil é um dos poucos países que ainda apresentam perspectivas de crescimento para o próximo ano e por isso os projetos baianos atraíram a atenção dos participantes.

Marcaram presença no evento 400 membros de toda a cadeia de valor de infra-estrutura, a exemplo de investidores, empresas de engenharia, empreiteiras, fundos de pensão, fundos multilaterais, seguradoras e empresas de fornecimento de tecnologia e equipamentos.

O encontro é parte integral da Plataforma Leadership Fórum, uma série de cinco fóruns ao ano, focada exclusivamente no desenvolvimento de projetos de infra-estrutura.

O modelo tem como objetivo quadruplicar investimentos em infra-estrutura na esfera global, selecionando os melhores projetos e expondo aos presentes suas necessidades e oportunidades, a serem executadas nos próximos 18 meses.