O Governo do Estado, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), vem transformando a vida de mais de 50 mil moradores da região oeste da Bahia, com ações que fazem parte do Programa Água para Todos.
O investimento é de aproximadamente R$ 30 milhões, totalizando 144 intervenções, entre perfuração de poços, construção de sistemas integrados e simplificados de abastecimento de água, além de convênios com as prefeituras para fornecimento de materiais que visam ampliar a oferta de água.

A Cerb beneficiou cinco sedes municipais da região que tinham os sistemas de abastecimento comprometidos pela péssima qualidade da água, devido ao acesso de calcário e outros minerais nas tubulações, levando a obstrução total, inclusive comprometendo a saúde da população.

Em Buritirama, por exemplo, o sistema integrado de abastecimento de água foi totalmente reconstruído e a água agora é captada no Rio Grande e levada até uma estação de tratamento convencional.

Em andamento estão as obras dos sistemas integrados de Catolândia/Baianópolis, com captação no Rio do Nado, e Wanderley/Muquém do São Francisco, com captação flutuante no Rio São Francisco, garantindo água potável e de boa qualidade aos seus habitantes.

Além dessas obras, está sendo iniciado o projeto de construção de um sistema integrado que atenderá a sede municipal de Cristópolis e o povoado de Missão do Ancodé, no município de Angical. Os sistemas integrados também abastecem vários pequenos povoados ao longo das adutoras de água tratada.

Segundo o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, o governo, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população mais carente do estado, investe na “construção dos sistemas que proporcionarão água tratada e de boa qualidade, trazendo mais saúde para essas pessoas”. Ele afirma ainda que a empresa realizará “um amplo trabalho de educação para que as comunidades possam gerenciar esses recursos hídricos que estão recebendo”.

Zona rural

A Cerb concluiu ainda 39 sistemas de abastecimento de água na zona rural, beneficiando aproximadamente 19 mil moradores dos municípios de Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Muquém do São Francisco e São Desidério.
O Governo da Bahia investiu em torno R$ 16 milhões nos sistemas compostos de captação, adução, reservação e distribuição. Agora, os moradores têm acesso à água potável em quantidade e qualidade.

Ainda no segmento de abastecimento de água, encontram-se em andamento, 29 sistemas, entre simplificados e integrados, que vão atender 9 mil habitantes da zona rural dos municípios de Baianópolis, Catolândia, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Riachão das Neves, Wanderley e Muquém do São Francisco. O investimento previsto para a realização dessa obras está em torno de R$ 4,4 milhões. A empresa perfurou ainda 61 poços tubulares profundos, com investimentos da ordem de R$1,2 milhão, beneficiando 13.559 pessoas que não têm acesso à água potável.

Obras a iniciar

As localidades de Mangabeira, São Vicente, Jatobá e Km32 (Barreiras), Caraíbas Grande e Timbozinho (Formosa do Rio Preto) serão as próximas beneficiadas com a construção de sistemas de abastecimento de água.

A Cerb também celebrou convênios com as prefeituras municipais de Catolândia, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Muquém do São Francisco, Mansidão e Wanderley para fornecimento de materiais no valor de R$ 91,8 mil, com o objetivo de ampliar o fornecimento de água a 1.629 moradores de 10 distritos.