O Ministério da Saúde escolheu a Bahia como referência, em todo o país, no combate à dengue. Nesta sexta-feira (5), durante uma das mobilizações realizadas em Salvador, na região do Bate-Facho (Boca do Rio), equipes do ministério, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), da Embasa, da prefeitura e do Corpo de Bombeiros participaram de uma filmagem que será veiculada nacionalmente na Campanha Contra a Dengue.

Cerca de 50 pessoas participaram da mobilização, entre elas, agentes do Comitê Estadual de Combate à Dengue, do Centro de Controle de Zoonose e a população do bairro. A operação conta também com a participação da Fundação Luís Eduardo Magalhães e das Voluntárias Sociais da Bahia.

As mobilizações, que são realizadas desde abril deste ano, marcam uma das ações de combate à dengue na Bahia, o que serviu como critério de escolha para o Ministério da Saúde entre os estados que mais se destacaram no combate à doença.

“Apresentamos as ações de mobilização na Exposição de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia (Expoep), em novembro, e foram muito bem aceitas, pelos resultados obtidos”, afirmou a representante da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Cristina Leal.

Já foram feitas oito mobilizações em Salvador, nos bairros de Coutos, Uruguai, Arraial do Retiro, São Gonçalo do Retiro, Rocinha do Pelô, Cabula, Candeal e Bate-Facho.

A operação dura cerca de quatro dias, quando as equipes chegam aos bairros, fazem o trabalho de sensibilização da população, se reúnem com os moradores para esclarecer as ações a serem realizadas e é feito um faxinaço na localidade. O grupo conta ainda com apresentações teatrais de conscientização e o apoio da Defensoria Pública.

Segundo o consultor do Ministério da Saúde, Agnaldo Orrico, a Bahia se destaca por ter uma boa articulação intersetorial no estado, unindo forças entre os órgãos governamentais e a comunidade para combater a dengue.