Trinta homens do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Itabuna estão sendo treinados para atuar no combate à proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. O treinamento está sendo ministrado por uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), numa cooperação entre a secretarias de saúde e segurança pública.

Segundo Hélio Néri de Freitas, coordenador de endemias da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), os bombeiros estarão preparados para exercer o mesmo trabalho desenvolvido pelos atuais agentes de combate a endemias. "A idéia é reforçar o trabalho e conscientizar a população", afirmou.

Além do combate efetivo, auxiliando os 208 agentes municipais de combate a endemias, os bombeiros poderão atuar ainda em palestras e eventos educativos, multiplicando conhecimentos e os cuidados no combate à doença.

A capacitação dos bombeiros seguirá até esta sexta-feira (19), no auditório do grupamento, no bairro Lomanto. Quando estiverem treinados, os bombeiros poderão atuar nos dias de folga e receberão um incentivo do governo para ajudar no combate à dengue.