Usuários, acompanhantes e servidores do Hospital Geral João Batista Caribé (HGJBC) já contam com as atividades do programa Permanecer SUS, que deve facilitar a localização, fluxo e orientação de informações, garantindo acolhimento e encaminhamento adequados para os pacientes.

Esta semana, uma equipe formada por oito estudantes de Serviço Social e Enfermagem está atuando, inicialmente, à tarde, desempenhando as atividades de acolhimento para os pacientes e familiares que chegam à emergência do hospital. A equipe passou dez dias em treinamento no HGJBC para executar as atividades determinadas pelo programa.

Segundo a diretora do hospital, Letícia Carvalho, o Permanecer SUS vai proporcionar aos estudantes um melhor entendimento sobre a proposta do sistema, além de estarem envolvidos em um trabalho multiprofissional, necessário à prestação de um serviço emergencial de qualidade. A equipe participará ainda de atividades educativas.

Em breve, o Permanecer SUS dará cobertura de 12 horas no hospital, de segunda a sexta-feira, sob a supervisão dos profissionais da casa. Para isso foi solicitada uma nova turma para que possa apoiar as ações na emergência pela manhã.

“O programa veio para atender a uma solicitação da equipe do João Batista Caribé feita ao secretário Jorge Solla. O Permanecer SUS trará qualidade à emergência e benefícios para a comunidade usuária dos serviços do hospital”, afirmou a diretora.