Os estudantes dos cursos de Enfermagem e Biomedicina, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), entregaram os resultados dos exames epidemiológico dos parasitos intestinais, na comunidade da Vila Juerana, na zona norte do município de Ilhéus, no extremo sul do estado. A atividade faz parte do Projeto de Extensão Parasitologia Aberto à Comunidade.

Das 329 amostras coletadas, 92,7% (305) foram positivas sendo que destas, 76,4% apresentavam mais de um tipo de parasitos. Foram encontrados, com predominância maior em pessoas na faixa etária acima de 12 anos, cistos de Entamoeba coli, Entamoeba histolytica, Endolimax nana, Giardia lamblia, Iodamoeba butschilii.

Os exames também constatou ovos de Ascaris lumbricóides, de Ancylostomídeos, de Enterobius vermicularis, de Hymenolepis dininuta, de Hymenolepis nana, de Schistosoma mansoni e de Taenia SP, Trichuris trichiura, além de larvas de Ancylostomideos e Strongyloides stercoralis e de verme adulto de E. vermicularis, conforme revela os gráficos.

O primeiro passo do trabalho dos estudantes é um levantamento da realidade local, seguido da distribuição de coletores para recolher o material. O processamento e análise das amostras coletadas são efetuados nos laboratórios da universidade, sem ônus para as pessoas.

O trabalho desenvolvido sob a supervisão e orientação da professora Maria Lena Melo Mariano, contempla, em todas as suas fases, a importância da educação em saúde com medidas profiláticas, utilizando os alunos de Enfermagem na parceria entre comunidade e universidade, como forma de resposta social e humanitária.

Há vários anos as comunidades urbano-rurais vizinhas ao campus têm esse tipo de atendimento, que inclui, quando necessário, medicamentos e orientação médica.

A execução do projeto possibilita também atividades educativas e culturais, com o objetivo de conscientizar os moradores no cumprimento dos seus diversos direito como à saúde. Por meio do projeto é possível a articulação entre conteúdo teórico prático em campo, de fundamental importância como instrumento facilitador da aprendizagem, por estabelecer correlação entre o ensino e a realidade social.