A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contratou emergencialmente o Hospital da Chapada para prestar atendimento à população de Itaberaba e região durante 30 dias, enquanto dá apoio técnico à nova gestão do município para regularizar o funcionamento dos serviços de saúde.
O Hospital da Chapada é privado e foi contratado desde o último dia 25, frente à situação de fechamento dos serviços de saúde em Itaberaba. A Secretaria utilizou recursos extraordinários, fora do programado para Itaberaba.
Um hospital filantrópico, um municipal e os postos de saúde estão sem funcionar, segundo informou o prefeito eleito da cidade, Solon Ribeiro, ao secretário Jorge Solla, na última segunda-feira (29).
Técnicos da Secretaria da Saúde do Estado estão prestando apoio ao município, que está em gestão plena do Sistema Único de Saúde e tem referenciados outros onze municípios da microrregião, atendendo a uma população estimada em 300 mil pessoas.
"O apoio formal já nos foi solicitado pelo prefeito atual, Washington Luís. Agora, recebemos o pedido do futuro prefeito, e vamos colaborar em tudo o que for possível", explicou a diretora de Programação e Gestão Regionalizada, Conceição Benigno.