O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia realiza, nesta terça-feira (23), às 10h, na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim, solenidade militar em comemoração aos seus 114 anos de criação.

A instituição está presente em Salvador e em mais 15 municípios baianos, mantendo vivo o lema de “vidas alheias e riquezas a salvar”. Desenvolve atividades de busca e salvamento terrestre, aquático e sub-aquático, análise e vistorias técnicas, atendimento pré-hospitalar, atividade de guarda-vidas em praias e lagoas, além dos serviços de prevenção desempenhados nos eroportos do estado.

Para cumprir sua vocação social, a corporação desenvolve inúmeros projetos sociais de relevância, a exemplo do Projeto Bombeiro Amigo do Peito, de incentivo ao aleitamento materno, o Projeto Bombeiro no Lar, de prevenção a acidentes domésticos, envolvendo utilização correta de GLP, e Grupo de Escoteiros do Fogo, dentre outros.

Histórico

O Corpo de Bombeiros de Salvador foi criado pela Lei Municipal nº 124, de 26 de Dezembro de 1894, por iniciativa do intendente municipal, conselheiro José Luiz de Almeida Couto, atual Patrono da Corporação.

Ao longo da sua existência, a administração do Corpo de Bombeiros passou algumas vezes da Prefeitura Municipal para o Estado, até que, no dia 7 de novembro de 1982, por meio da Lei Estadual nº 4.075, foi criado o Comando do Corpo de Bombeiros, na estrutura da Polícia Militar.

A efetiva incorporação à PM aconteceu no dia 1º de janeiro de 1984. Pela Lei 8.347, de 27 de agosto de 2002, o comando foi transformado em Coordenadoria de Operações de Bombeiros Militares.