LOCAL: Farol da Barra.
DATA: 06.12.08 (sábado)
HORÁRIO: 8h30

O QUE É: Solenidade de lançamento da Operação Verão 2008/2009 da Polícia Militar.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

OPERAÇÃO: Com estratégias voltadas, principalmente, para o período que coincide com as férias escolares, ciclo de festas populares da Bahia e festejos de fim de ano, considerando, inclusive, o aumento no fluxo de turistas, a operação estabelece, dentre outras vertentes, um aumento do efetivo, sobretudo, em locais que possuem monumentos históricos, museus, igreja, parques, reservas ecológicas, festas populares e localidades de praia ao longo de toda costa baiana.

CAPITAL: Em reforço às diversas operações já existentes, serão criados mais 40 postos de policiamento, com um efetivo de 234 policiais militares, em pontos de grande convergência de pessoas, sendo a operação realizada, principalmente, aos finais de semana e feriados, nos horários das 8 às 18 horas, em localidades como: Ilha de Maré, Itacaranha, Prainha do Lobato, Ribeira, Centro Náutico, Mercado Modelo, Porto da Barra, Largo das Baianas, Jardim de Alah, Corsário, Stella Mares, entre outras.

INTERIOR E REGIÃO METROPOLITANA: Em reforço ao efetivo ordinário, será empregado o quantitativo de 1.864 policiais militares mensalmente, em regime extra, revezando-se em localidades como: Mangue Seco, Linha Verde, Estrada do Côco, Ilha de Itaparica, Vera Cruz, Valença, Morro de São Paulo, Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Alcobaça. Prado, Caravelas, entre outras áreas litorâneas, bem como Lençóis, Santo Amaro e Cachoeira.

CORPO DE BOMBEIROS: Também empregará um efetivo extra nas localidades onde haverá um maior fluxo de visitantes, a exemplo de Porto Seguro, Lençóis e Salvador.

SUGESTÕES: Dicas da Polícia Militar que ajudam a evitar transtornos à população local e visitantes:

• Evitar carregar grande quantidade de cartões de crédito;
• Sendo motorista, não deixar de portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV);
• Não deixar à mostra no interior do veículo objetos de valor, sacolas, pacotes, nem documentos importantes;
• Fazer uso moderado de bebidas alcoólicas, e, caso seja preciso dirigir, passar a condução do veículo para alguém habilitado, que não tenha feito uso de bebida alcoólica;
• Atenção às orientações dos bombeiros militares e guarda-vidas, principalmente, no que diz respeito aos limites e locais adequados para banho nas praias. Ao adentrar no mar, evite que a água ultrapasse a linha da cintura, contribuindo para que não ocorram afogamentos;
• Mesmo que já saibam falar, identifiquem as crianças com cartões, especificando o nome, filiação, endereço e telefone para contato, pois, em caso de perda, os responsáveis poderão ser facilmente encontrados;
• Não deixar de registrar qualquer tipo de ocorrência em uma delegacia policial, existindo ainda no estado os serviços da delegacia digital (www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br), que registra ocorrências relativas a furto de veículos, objetos e documentos, perda e extravio de documentos e objetos, desaparecimento e encontro de pessoas;
• Caso testemunhem qualquer ato delituoso, procurar informar rapidamente aos órgãos policiais, abordando os seus prepostos ou através do telefone 190;
• Em caso de reclamação ou elogio poderá entrar em contato com os telefones do Disque Denúncia(3235-0000) ou da Ouvidoria Geral (08002840011). 

OUTRAS AÇÕES: O Governo do Estado tem encarado de frente o problema da segurança, contratando novos profissionais e aparelhando as polícias. Abaixo, exemplos de ações recentes: 

Ronda nos Bairros: Implantado no mês de setembro, trata-se de um projeto piloto a ser realizado, inicialmente, em Salvador e, posteriormente, nas grandes cidades do estado. O objetivo do programa é aproximar cada vez mais a polícia da população e diminuir o tempo de resposta a um chamado. Para tanto, equipes policiais, fixas e móveis, realizam o policiamento de determinadas áreas, 24 horas por dia, podendo ser acionadas pelo cidadão por ligação telefônica. As regiões do bairro de Tancredo Neves e do subúrbio ferroviário foram as primeiras beneficiadas por serem umas das mais populosas de Salvador e apresentarem um alto índice de violência. 

Novos Policiais Militares: O quadro da Polícia Militar deverá contar com aproximadamente 6,4 mil novos policiais até o segundo semestre de 2010. Metade desse total já estará apta para reforçar a segurança em todo o estado ainda este ano, quando será concluído o Curso de Soldados 2008. A outra parte será composta pelos aprovados no novo concurso da PM. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e vão até o próximo dia 19. Com o concurso, o Governo do Estado dá continuidade à recomposição da corporação da PM iniciado por esta gestão. A intenção é que, até 2010, se alcance um total de 36 mil policiais nas ruas.

Deam Periperi: Inaugurada em outubro último, a 13ª Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do estado, e segunda de Salvador, foi instalada no bairro por conta do alto índice de registros de ocorrências de violência contra a mulher provenientes do subúrbio ferroviário. A unidade de Brotas constatou que 30% dos registros realizados procedem daquela região. Uma equipe de 32 policiais, especialmente treinados para melhor atender o público estará à disposição dos cerca de 500 mil habitantes do lugar. 

Integração das polícias: Com a inauguração dessa nova unidade da Deam e a ativação da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no mesmo prédio onde funciona a 5ª Delegacia (Periperi), um antigo projeto na área da segurança pública baiana começa a ser concretizado: a integração do trabalho das polícias Civil e Militar. Pela primeira vez, de forma física, está se colocando em prática um novo conceito para a área, que afirma que cada polícia com seu papel e trabalhando de forma integrada traz resultados mais positivos. 

Delegados: Em breve, 99 delegados serão incorporados ao quadro de servidores da Polícia Civil, aumentando para 965 o número de delegados de carreira da instituição. Formados pelo Curso de Formação para Delegados de Polícia na Academia de Polícia Civil (Acadepol) em agosto, eles passaram por 690 horas de aula, entre disciplinas práticas e teóricas. 

Novos Policiais Civis: No mês de julho, foram empossados 94 agentes e 67 escrivães à Polícia Civil. Os novos servidores concluíram o treinamento e foram designados em definitivo para assumir suas funções. Com o reforço, o público passa a ter um melhor atendimento nas delegacias e mais agilidade no trabalho de investigação, considerado um dos setores essenciais para o bom desempenho da organização.

Viaturas: Ainda no mês de julho, foram entregues 201 viaturas, sendo 110 Paratis, 23 Blazers, 18 Rangers e 50 motocicletas, para o reforço do policiamento ostensivo na capital, região Metropolitana e interior. Os novos veículos dispõem de moderno sistema de rádio e compartimento prisional para facilitar operações conjuntas, de acordo com o programa de integração das polícias. O investimento foi de R$ 25 milhões.