A segurança pública da Bahia recebeu, nesta sexta-feira (19), um importante reforço para o enfrentamento diário à criminalidade. Em cerimônia de formatura do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, no Parque de Exposições, uma tropa formada por 3.200 novos soldados foi apresentada ao governador Jaques Wagner, e, partir deste sábado, já estará nas ruas de cidades de todo o estado para garantir a segurança, a tranqüilidade e os direitos dos cidadãos baianos.

De acordo com Wagner, devido à aposentadoria dos policiais militares e do aumento gradativo da população do estado, outras turmas serão formadas até o final de 2010. “Nós estávamos defasados. De 2001 para cá as forças policiais estavam num processo de diminuição de efetivo. Com esses novos formandos e com o concurso que abriremos no próximo ano serão mais seis mil e quatrocentos novos policias a ingressarem na Polícia Militar”.

O governador enfatizou ainda que o aumento do contingente, a aprovação da lei orgânica que reestrutura a Polícia Militar, a compra de 250 novos veículos, a ampliação do trabalho de inteligência e a instalação do sistema de comunicação completam a série de ações para oferecer à população um sistema repressivo melhor e uma maior segurança pública. Além de Salvador, cerimônias de formatura aconteceram também em outras 30 cidades do interior como Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e Barreiras.

O Curso de Formação de Soldados tem duração de nove meses, com carga horária de 1.116 horas/aula e grade curricular composta por disciplinas como Policiamento Ostensivo Geral, Direitos Humanos, Armamento, Munição e Tiro, Relações Interpessoais, Prevenção e Proteção Pessoal, Gerenciamento de Crises e Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, Nilton Marcarenhas, o ingresso dos novos soldados na corporação é um novo oxigênio para o trabalho de defesa da sociedade. “O somatório desses recursos humanos, mesclando com os policias mais experientes, é que vai garantir a continuidade do trabalho da instituição Polícia Militar, com o objetivo de sempre prestar relevantes serviços à comunidade baiana”, disse o comandante.

O novo soldado da PM, Carlos Carvalho Júnior, de 27 anos, obteve a maior média ao final do curso de formação, 9,583. “Não esperava ter a melhor nota da turma, Para mim foi uma grata surpresa. Sempre tive aspiração para a carreira militar. Fiquei sete anos no Exército e agora pretendo prestar concurso para a academia de oficiais da PM”, disse Carvalho.

Sobre os riscos inerentes à profissão, ele afirmou que a aplicação correta das técnicas aprendidas durante o curso de formação e o trabalho em grupo ajuda a enfrentar o perigo das ruas. “É muito gratificante ver o reconhecimento do nosso trabalho pela sociedade. Com certeza, é uma sensação de dever cumprido e de orgulho para a nossa família”.