A cúpula da segurança pública estadual apresentou nesta sexta-feira (12) um balanço das ações de combate à criminalidade, realizadas ao longo deste ano na Bahia. Os números foram apresentados pelo titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), César Nunes, durante café da manhã na sede da SSP, no Centro Administrativo.

Entre os avanços, Nunes destacou a modernização do sistema de segurança pública da Bahia, ações de valorização profissional e o processo de integração entre as polícias Civil e Militar. Ele ressaltou também as ações de combate à criminalidade, como a desarticulação de quadrilhas ligadas ao crime organizado, que culminou com a prisão de 269 pessoas este ano, a apreensão de 47 armas, 714 quilos de maconha e 40 quilos de cocaína e a realização de 254 operações policiais.

Na área de reforço da atividade policial, o secretário explicou que houve um reforço no efetivo da PM, com a contratação de 3,2 mil novos soldados, 740 policiais civis, além da aquisição de 306 novas viaturas, todas com a nova padronização, além de 31 caminhões para o Corpo de Bombeiros. “Abrimos ainda concurso para a contratação de mais 3,2 mil novos PMs”, disse.

Outro ponto forte para a modernização da polícia baiana foi a incorporação, este ano, das atividades do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), em parceria com o governo federal. A iniciativa permitiu, por exemplo, a capacitação de policiais e implantação do projeto Ronda nos Bairros, além da viabilização do programa Bolsa-formação, onde os policias inscritos recebem um auxílio de R$ 400, que são pagos durante um ano.

Integração polícia-comunidade

O Ronda nos Bairros, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, é uma importante ferramenta para a integração da polícia com a comunidade dos bairros mais carentes. O projeto foi implantado este ano nas regiões de Tancredo Neves e subúrbio ferroviário, áreas cuja população, somada, é de 1 milhão de pessoas e que concentravam os maiores índices de violência de Salvador.

Em setembro e outubro, as ações do Ronda nos Bairros em Tancredo Neves, segundo dados da SSP, levaram à redução do número de ocorrências em crimes como roubos a ônibus (-71%), roubos de veículos (-49%) e homicídios (-23%).

O secretário informou que as ações do projeto serão expandidas para as áreas da 12ª Delegacia, com sede em Itapuã, e 16ª, no bairro da Pituba. “Também levaremos a iniciativa para o interior”, disse.

Redução dos homicídios

O delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, declarou que a intensificação dos trabalhos de investigação e a parceria com a PM foram fundamentais para a redução do número de homicídios no segundo semestre deste ano. A taxa, que chegou a ser 50% maior que a de todo o ano de 2007, agora está abaixo de 30%. “Em breve, vamos reduzir ainda mais”, afirmou.

Bispo também se mostrou preocupado com o número de assassinatos a policiais na Bahia e disse que essa situação é anormal, mas que a polícia já está respondendo. “Um exemplo disso foi a criação da Força Especial de Investigação e Reação, que já fez algumas prisões de assassinos de policiais”, ressaltou.

Sistema de inteligência e monitoramento

As ações de inteligência policial também foram reforçadas com a implantação de um sistema para unificação de um banco de dados. Além disso, cidades do interior como Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista ganharam modernos centros de monitoramento, que possuem câmeras posicionadas de forma estratégica para detectar a ocorrência de crimes.

Segundo informações da SSP, os próximos municípios a serem beneficiados com o projeto são Irecê, Jequié e Teixeira de Freitas.