A Polícia Militar da Bahia transmitiu, nesta quarta-feira (10), simultaneamente para 31 municípios baianos, a videoconferência sobre o Projeto de Lei 17.659/2008, que propões a reestruturação da corporação. Durante o evento, os policiais puderam trocar informações e tirar dúvidas sobre o projeto de lei que está tramitando na Assembléia Legislativa. “ Queremos mostrar aos policiais que com a nova lei o Governo do Estado pretende modernizar a estrutura e valorizar o setor de segurança pública da Bahia”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas.

De acordo com o secretário Estadual de Administração, Manoel Vitório, o projeto de lei vai permitir o destravamento das carreiras tanto de oficiais quanto de praças. Essas medidas visam a reconfiguração institucional da Policia Militar, com o desmembramento do Comando de Policiamento da Capital em três; inserem o mérito e a avaliação de desempenho da atuação da PM.

O projeto prevê também a criação de 34 companhias, sendo que duas serão responsáveis pela defesa do meio ambiente e 19 pela defesa dos municípios. Após ser sancionada a lei, os servidores passarão a ter perspectiva de crescimento na carreira. O objetivo é criar mais condições de desenvolvimento nas carreiras, com ampliação no número de graduações para os praças e redução do tempo de permanência no último e penúltimo postos do quadro de oficiais, permitindo maior fluidez no processo de ascensão profissional.